Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO


Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.
Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro.
– Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo.
– Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga – se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.
– Mas eu sou uma semente viva – reclamou o trigo. – não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.
– Talvez – disse a formiga –, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.
– Ei, espere – disse o trigo. Tive uma idéia. Vamos fazer um acordo!
– Um acordo? – perguntou a formiga.
– Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.
– Você está brincando – disse a formiga, descrente.
– Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.
– Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? – disse a formiga, desconfiada. – Como você vai fazer isso?
– Não me pergunte – respondeu o trigo –, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim.
– Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar.
E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.
FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros...
São Paulo: Melhoramentos,2004.
1. O grão de trigo caiu no solo esperando que
(A) a formiga o levasse para o formigueiro.
(B) outros grãos de trigo fossem procurá-lo.
(C) o vento o levasse para longe dali.
(D) a chuva o enterrasse.

2. O desentendimento entre os personagens da história inicia quando
(A) o grão de trigo cai no solo.
(B) o trigo diz que é uma semente viva.
(C) a formiga começa a arrastar a semente.
(D) a formiga aceita fazer um acordo com o trigo.

3. Quando a formiga diz ao trigo “você está brincando”, ela
(A) acredita que o grão vai cumprir o acordo.
(B) desconfia da promessa do grão.
(C) está se divertindo com a situação.
(D) está propondo ao trigo uma brincadeira.

4-A formiga resolve deixar o grão em seu lugar porque
(A) ele lhe promete cem grãos de trigo.
(B) já tem comida suficiente no formigueiro
(C) quer o grão como amigo
(D ) Sente pena dele.

5- Quando o trigo diz que “O trigo tinha mantido sua promessa”, podemos entender que o trigo
(A) germinou e se tornou uma planta que gerou outros g
(B) ficou rico e comprou cem grãos para dar à formiga.
(C) tinha permanecido o tempo todo em seu lugar á espera da formiga.
(D) recebeu cem grãos da plantação vizinha


6. Esta história trata principalmente de um acordo baseado em:
(A) trapaça e mentira.
(B) confiança e fidelidade.
(C) amizade e companheirismo
(D) desconfiança e engano


23 comentários:

  1. eu gostei dessa historiaa mas interpretei e só tirei de nota 6 pq eu naum intendi

    ResponderExcluir
  2. TAMBÉM GOSTEIS MAS É NECESSÁRIO DEIXAR A RESPOSTA ( GABARITO ).

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. QUAIS AS RESPOSTAS POR FAVOR?

    ResponderExcluir
  5. Valha e ler e interpretar ninguém ai quer não né???? Credo nunca vi só faltam querer refeição mastigada só no ponto de ser digerida pelo intestino. Por estas e outras que muitos alunos vão de mal a pior.



    AAAAaaaaaaa Prof Helena muito grata viu.Amei, entendi e usarei.

    ResponderExcluir
  6. E para quem A preguiça não deixou fazer a leitura e interpretação ai está o GABARITO ( 1-D 2-C 3-B 4-A 5-A 6-B )

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito. Acho que é um ensinamento de sabedoria. Que vale a pena ter paciência e esperar que as vezes o lucro é grande.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da história só poderia ter as respostas!💔❤

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito. Acho que é um ensinamento de sabedoria. Que vale a pena ter paciência e esperar que as vezes o lucro é grande.

    ResponderExcluir
  10. Ola gostei muito do texto...porem faltam as resposta assim nos facilita a correçao na hora das atividades

    ResponderExcluir
  11. oi gostaria de imprimir para meus alunos so que eu preciso das respostas para corrigir eles vc pode me passar

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!