Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Orientações para Produção de Texto


            Para você redigir um texto há algumas regras que devem ser observadas. Os itens abaixo precisam ser analisados todas as vezes que você produzir um texto ou trabalho escolar.
            Faça sempre as seguintes perguntas:

            1- Fiz letra bonita?
            2- Fiz parágrafos?
            3- Separei corretamente as sílabas?
            4- Respeitei as margens?
            5- Escrevi corretamente as palavras?
            6- Fiz a pontuação adequada?
            7- Construí frases completas?
            8- O texto é criativo?
            9- Repeti muitas vezes as mesmas palavras?
          10- Meu texto possui começo, meio e fim?
           
            Ao escrever uma redação faça sempre primeiro um rascunho. Leia várias vezes, apague, refaça trechos se for necessário. Depois passe a limpo com todo cuidado e capricho.
            Lembre-se que quando você escreve outra pessoa lerá e é preciso que o texto tenha coerência e coesão, isto é, a pessoa precisa compreender perfeitamente o que você quis transmitir.
            Se você seguir as orientações acima, com certeza, suas produções de texto serão excelentes!!!


16 comentários:

  1. Amei as dicas que vc escreveu neste tópico.

    Beijocas

    Giuliana
    giulopes@globo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, tudo bem? Vou usar suas orientações para iniciar minhas aulas de redação com o quarto e quinto ano em 2011. Para isso, vou criar uma apresentação em Power Point. Depois te mando, ok?
    Beijos e bom início de ano para vc!

    ResponderExcluir
  3. Gostei mto do seu blog.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Helena, oi!!!

    Vou copiar suas dicas e postar no meu blog te dando os créditos, tá? Adorei, muito boas mesmo!!! Tô pensando em montar em formato de cartaz pra pendurar na minha sala! =D

    Beijos e obrigada por dividir seu conhecimento com a gente!

    ResponderExcluir
  5. Helena, oi!!!

    Vou copiar suas dicas e postar no meu blog te dando os créditos, tá? Adorei, muito boas mesmo!!! Tô pensando em montar em formato de cartaz pra pendurar na minha sala! =D

    Beijos e obrigada por dividir seu conhecimento com a gente!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela colaboração, irei usar com meus alunos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Helena!!!
    Vou aplicar com meus alunos.
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  8. Obg Helena me ajudou muito era porque eu tenho prova de produção de texto

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Helena.
    Proveitoso suas orientações.
    Grato.

    ResponderExcluir
  10. Gostei das dicas. Tem mais algumas sugestões de tema para trabalhar com o 5°ano do fundamental 1?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!