Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vários Gêneros

SE O MUNDO FOSSE MEU


            Ah! Se esta rua fosse minha ... eu não mandaria  ladrilhar, mas trabalharia bem  o solo para o carro passar, para as crianças brincar e a água escoar.
            Se o rio fosse meu... suas águas seriam limpas, claras, eu não deixaria poluir, lixo seria jogado, esgoto no lugar certo e os peixes sempre por perto.
             Se a mata fosse minha... só os pássaros poderiam construir, árvores não seriam derrubadas, não haveria queimadas e tudo seria mais feliz.
              Se o mundo fosse meu... não haveria lágrimas e nem sofrimento, os animais seriam livres, os rios não teriam poluição, não haveria choro nem lamento, e o melhor lugar para se pisar, seria o chão!   
                                                                       Benedita Aparecida C. dos Reis
                                                                                                                                                           
1)    De acordo com o texto “Se o mundo fosse meu” quais são os recurso naturais que estão sendo poluídos:
(A) Solo, água, ar, fauna e flora.
(B)  Rua, carro, lixo e água.
(C) Chão, esgoto, poluição e árvore.
(D) Queimadas, derrubadas, pássaro e ar.   
      
2) Assinale a alternativa correta, referente ao texto:
(A)Contribuir para o progresso.
(B)Construir pontes, viadutos e estradas.
(C)Cuidar das matas, dos rios, animais.
(D) Soltar balões, matar pássaros.

3) Podemos dizer Não haveria lagrimas nem sofrimentos . Você diria que esta mensagem pretende:
(A) não destruir o mundo e pensar no nosso futuro
(B) pessoas que são sentimentos
      (C)pessoas que gostam de aproveitar a vida
(D) destruir  o  mundo e não pensar  no futuro


                              O MACACO E O COELHO

                 Um macaco e um coelho fizeram a combinação  de um matar as borboletas e outro matar as cobras. Logo depois o coelho dormiu.
                  O macaco veio e puxou-lhe as orelhas.
                   _ O que é isso? Gritou o coelho, acordou num pulo.
                  O macaco deu uma risada.
                _ -- Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...                
  O coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo “Espere que te curo”.
                  Logo depois  o macaco  sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por trás com um pau, e lept! – pregou- lhe uma grande paulada no rabo. O macaco deu um berro, pulando para cima duma árvore.
                    Desculpe amigo – disse lá debaixo o coelho. _ Vi aquele rabo torcidinho  entre as pedras e pensei que fosse uma cobra.
                      Foi desde ai que  o  coelho, de medo do macaco vingar – se passou a morar nos buracos.

1) O trato que o macaco e o coelho  fizeram foi que:
       (A) Os dois matariam as borboletas e as cobras.
 (B) Um mataria as borboletas e outro mataria as cobras
(C)  O coelho mataria as borboletas quando o macaco mandasse
 (D)  O macaco mataria as cobras, com a ajuda do coelho
  
      2) O coelho, com medo de vingança do macaco, passou então a morar.
(A) Com outros animais.
(B)  Com a cobra e a borboleta.
(C)  Em tocas.
(D)  Na copa das árvores.

    3) No texto, a frase   ---Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas..., é dita
(A) Pelos dois personagens
(B)  Pelo coelho
(C) Pelo narrador
(D) Pelo macaco

4) Podemos afirmar que a historia O macaco e o coelho:
(A)  Aconteceu no passado e em uma floresta.
(B)   Aconteceu no presente e em um buraco.
(C)  Aconteceu  no passado e em uma cidade.
(D)  Aconteceu no presente em um lugar indefinido.

5)  No texto, o narrador:
(A)  Dá informação sobre os macacos e coelhos.
(B)  Conta uma história.
(C)  Participa como personagens da história.
(D)  Dá uma opinião sobre o comportamento dos animais.

6) Em O Coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo:
     Espere que te curo – a palavra grifada dá idéia que o coelho
(A) Espera que o macaco se desculpe.
(B) Quer ser amigo do macaco.
(C) Vai curar o macaco de uma doença.
(D) Vai vingar-se pelo que o macaco fez.


Receita de Brigadeiro


            Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa ( cheia ) de manteiga
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes numa panela e ponha para ferver, em fogo brando. O ideal
é mexer sempre, com uma colher de pau .Deixe ferver até ele começar a desgrudar do fundo
da panela. Quando estiver no ponto, despeje em uma vasilha rasa, par esfriar. Depois de frio, enrole os brigadeiros. Para facilitar, passe um pouco de manteiga na mão. Por fim, passe no chocolate granulado.


1-) Ingredientes são:
(A)         Os produtos usados para fazer a receita.
(B)         O modo de preparar as receitas.
(C)         As pessoas que fazem a receita.
(D)         Os livros de receita.

2-) A primeira coisa a fazer ao preparar a receita é :
(A)         Mexer com a colher de pau.
(B)         Colocar todos os ingredientes na panela e levar ao fogo.
(C)         Despejar numa vasilha para esfriar.
(D)         Passar chocolate granulado.

3-) De acordo com a receita devemos enrolar os brigadeiros somente quando a massa estiver:
(A)         Quente.
(B)         Na manteiga.
(C)         No fundo da panela.
(D)         Fria.

4-) Faça um acróstico da palavra : chocolate.
           
C____________________
            H____________________
O____________________
C____________________
O____________________
L____________________
A____________________
T____________________
E____________________

5-)  Retire da receita uma palavra :

Monossílaba:________________
Dissílaba:___________________
Trissílaba:___________________
Polissílaba:__________________

Atividade enviada por Dejanira Aparecida Ariede Oliveira para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. O Blog está muito rico, estou aproveitando ao máximo. Precisamos pesquisar muito para que nossas aulas sejam proveitosas e interessantes.
    Um grande abraço,
    Helena Vidigal

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!