Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Avaliação Magali


A tirinha de Magali faz referência a uma história bíblica. Que elemento NÃO pertence à história original?

a)     (      ) fruta.
b)     (      ) árvore.          ( 1,0)
c)     (      ) Magali
d)     (      ) serpente.

QUESTÃO 2 :   A intenção do autor ao produzir essa tirinha é:       ( 0,5 )

a)     (      ) relembrar a história da criação humana utilizando-se novos personagens.
b)     (      ) usar Magali, a personagem gulosa, para brincar com a história do fruto do pecado.
c)     (      ) revelar o que realmente ocorreu com o fruto do pecado e a serpente.
d)     (      ) esclarecer que não há Adão na história, somente a serpente e a mulher.

QUESTÃO 3  :    Leia o texto 3 vezes antes de responder as questões:

                                Na casa da vovó

Domingo era dia de casa da vovó. Mal eu acordava, Pedrinho, meu irmão caçula, já vinha gritando:
– Anda, Joca, anda depressa, seu moleza! Nós já tamos indo pra casa da vovó!
Vovó Lena morava numa casa, no bairro Floresta. Não era uma casa luxuosa, nem muito grande, mas seus nove netos mal podiam esperar chegar o domingo. Gostávamos tanto de passar o dia lá! Não sei se era por causa de seu enorme quintal cheio de árvores, onde brincávamos sem parar, ou se era pelo tamanho do coração da vovó, que nos enchia de mimos e fazia todas as nossas vontades.
No quintal, havia muitas árvores: mangueiras, jabuticabeiras e até um antigo jatobá. Ali, armávamos nossas cabanas e nos transformávamos em índios; construíamos nossas naves nos altos galhos do velho jatobá e virávamos astronautas; fazíamos nossos barcos e já éramos piratas. Então, vovó chegava com sua enorme bacia de pipoca, jarras de suco... Fazíamos nosso piquenique.
Ah! Aquele domingo! Como me lembro daquele domingo, tão diferente dos outros! Chegamos à casa da vovó, ela não nos esperava na varanda para nos abraçar, como de costume. No lugar dela, lá estava tia Maria, que foi logo chamando o papai:
–  Vem depressa, Antônio! Mamãe não está passando bem! – Crianças, não façam barulho! -ela nos recomendou.
Nós, crianças, sentamos nos degraus da varanda. Como podíamos brincar sem fazer barulho?
Meia hora depois, chegava o Dr. Rodrigo, médico da família, com sua maletinha preta. Ficamos apreensivos.
            –  Pedrinho, o xodó da vovó, por ser o menorzinho, foi logo perguntando:
–  O que tá acontecendo? Cadê a vovó? Por que ela não tava nos esperando?
–  Cala a boca, menino! – gritou Tetê, a prima mandona.
De repente, percebi. Estávamos nervosos, porque tínhamos medo. Vovó estava doente!
Tio Zeca e tia Naná apareceram. Levaram-nos para sua casa, tentaram nos distrair. Contaram-nos histórias, organizaram brincadeiras, mas não tinha graça. Tia Naná fez pipoca, mas não era a pipoca da vovó...
Nunca mais comi a pipoca da vovó... Nunca mais vi a vovó...
Hoje, depois de tantos anos, passo, com meu netinho, naquela velha rua da Floresta. Tento mostrar-lhe a velha casa de minha avó, lugar de sonhos e brincadeiras de minha infância, porém ele não a vê. Em seu lugar, está um alto prédio todo envidraçado, abrigando muitas famílias.
Mas eu ainda sinto os carinhos da vovó e a presença da casa com seu quintal.

Cláudia Araújo
3.1 Use V( verdadeiro )  ou F( falso )  para as afirmativas abaixo:  ( 1,0)

a-(     ) A casa da vovó era grande e confortável.
b-(     ) As crianças gostavam de ir lá porque podiam brincar bastante.
c-(     ) Tia Naná e tio Zeca tentaram e conseguiram substituir a vovó.
d-(     ) A menina ainda guarda lembranças da infância.

3.2- “Ah! Aquele domingo! Como me lembro daquele domingo, tão diferente dos outros!”

-Por que aquele domingo foi considerado diferente? ( 1,0)
a-(      ) A vovó tinha ficado doente
b-(      ) A vovó fez  pipocas
c-(      ) Brincamos o dia todo nas árvores do quintal

-Qual foi a primeira diferença que os meninos notaram? ( 1,0)
a-(      ) A casa estava que era só barulho.
b-(      ) Vovó esperava as crianças na entrada da casa.
c-(      ) A  vovó não nos esperava na varanda como era de costume.

3.3- Lá, naquele quintal, as crianças faziam de tudo, EXCETO: ( 1,0)

a-(      ) armavam suas cabanas
b-(      ) nadavam no riacho
c-(      ) construíam suas naves
d-(      ) faziam seus barcos

Questão 4 – Leia o texto abaixo e responda:
                             Pipoca & Batatinha – Quando Um Não Quer, Dois Não Brigam
O espetáculo conta a história de divertidos palhaços, cheios de manias, gostos e vontades extremamente opostos, que encaram a difícil tarefa de conviver.
       Minas Shopping(av. Cristiano Machado, 4.000, União.) 15:30, sábado e domingo, às 16h30. Entrada franca.




4.1 – O  tipo de texto descrito acima é: ( 0,5)
          a-(     ) uma notícia
          b-(     ) uma classificação
          c-(     ) uma propaganda
          d-(     ) uma receita        
4.2- O assunto do  espetáculo  será sobre: ( 0,5)
          a- (     )  pipocas         
          b- (     )  gostos e vontades    
          c- (     )  shoppings   
          d- (     ) divertidos  palhaços   

Questão 05

                         Pepita a piaba

Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.
Mas Pepita não gostava de ser assim.
Ela queria ser grande... bem grandona...
Tomou pílulas de vitamina... Fez ginástica de peixe... Mas nada... Continuava miudinha.
– O que é isso? Uma rede?
Uma rede no rio! Os pescadores!
Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada...
Mas... muitos peixes ficaram presos na rede.
E Pepita?
Pepita escapuliu... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!
.                                                CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Belo Horizonte: Miguilim, s.d.
No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita” , a expressão sublinhada dá idéia de: ( 0,5  )
        a- (    ) causa.
        b -(    ) explicação.
        c- (    ) lugar.
        d- (    ) tempo.

Questão  06

                                    O cabo e o soldado

Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.
Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu sou irmão da vítima.
Todos olharam e logo o deixaram passar.
Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
— Ora essa, o parente é seu.

Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.

No texto, o traço de humor está no fato de:  ( 0,5 )
a-(    )  o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
b-(    )  o cabo ter ido verificar do que se tratava.
c-(    )  todos terem olhado para o cabo.
d-(    )  ter sido um burro a vítima do atropelamento.

Questão 07

_ Juquinha ,você sabe por que os pintinhos saem dos ovos?
_ Sei sim mãe. Eles saem para não acabar na frigideira também!

Eles saem para não acabar na frigideira também! A palavra grifada refere-se a: ( 0,5)

a-    (     ) aos ovos     b-(    ) aos pintinhos      c-(  )    á mãe         d-(     ) ao Juquinha

Maria do Carmo Moura

3 comentários:

  1. Parabéns.Amei...... maravilhoso..Vc é um anjo em compartilhar idéias tão maravilhosas. Abraços e que o divino mestre a ilumine sempre.

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  2. Você não pode imaginar a luz que me deu! Já faz 21 ano que estou na alfabetização e este ano estou dobrando horário na escola enfrentando um 4º ano que tem sido um enorme prazer e que está melhor agora que descobri vc.
    Vc é realmente um anjo!

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  3. MUITA PAZ AMOR E FELICIDADES VOCÊ É UM ANJO.BJS

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