Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mais Simulados....

Golfinhos
     Conhecidos por sua inteligência e admirados pelos marinheiros desde a
Antiguidade, os golfinhos são mamíferos que vivem na água, em bandos que podem chegar a abranger centenas de exemplares.
     São conhecidas umas cinquenta espécies de golfinhos, espalhadas por todos
os oceanos e grandes rios do mundo. Dispondo de nadadeiras bastantes desenvolvidas, são nadadores velozes e ágeis e têm o corpo bem adaptado para a vida na água.
     Medem comumente 2 a 3 metros de comprimento, atingindo às vezes mais de
4 metros. Normalmente, têm o dorso escuro-que vai do cinza ao preto, conforme a espécie-e peito branco (...).Nos grandes rios do mundo, vivem algumas espécies de golfinhos. No Amazonas e principais afluentes, há uma delas, o boto amazonense, que chega a atingir cerca de 3 metros de comprimento.
     Os golfinhos têm sido seriamente estudados pelos cientistas, interessados na
inteligência que demonstram e na capacidade que têm de se comunicar entre si por meio da emissão de sons distintos (eles emitem também vibrações supersônicas).
Enciclopédia do Estudante.

QUESTÃO 1

Os cientistas têm especial interesse por estudar os golfinhos devido a sua
(A) inteligência e seu modo de comunicação.
(B) agilidade e sua velocidade no deslocamento.
(C) boa adaptação à vida na água.
(D) capacidade de viver em bando.

Texto II
Baleia-sardinheira: enorme, veloz e superelegante!

Um gigante dos mares, ainda misterioso para os cientistas,veio parar nas páginas da Ciência Hoje das Crianças: é abaleia-sardinheira. Nesta edição, venha conhecer essaespécie e, de quebra, aprender muito mais. Saiba como ascores e as formas são importantes para a sobrevivência dediferentes animais, descubra como se forma o solo eencontre muitas curiosidades sobre os cupins, os filhotes de
tartaruga e até sobre o funcionamento da garrafa térmica. ACiência Hoje das Crianças de março traz ainda jogos, poesia, dicas de leitura emuito mais. Confira!
Adaptado de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2010/210

QUESTÃO 2

No trecho “... venha conhecer essa espécie e, de quebra, aprender muito mais.”, a
palavra em destaque refere-se a

(A) “Nesta edição”. (linha 2)
(B) “baleia-sardinheira”. (linha 2)           
(C) “das crianças”. (linha 2)
 (D) “garrafa térmica”.(linha 6)

Texto III
Diferenças
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O Peixe, para que o nado fizesse parte do currículo também. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o
Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. E assim foi feito. Incluíram tudo, mas cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft", coitadinho, quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas e, depois, não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos...
http://fabriciaeclaudio.xpg.com.br

QUESTÃO 3

No quinto parágrafo, a palavra “pluft” foi usada para expressar o som feito quando o
Coellho

(A) tentou voar.
(B) caiu da árvore.
(C) subiu na árvore.
(D) fez aulas de natação


Texto IV
Tempo de Infância
Na aldeia, o tempo não é o mesmo da cidade grande. Eu só descobri issomais tarde, é claro. Mas é um exercício que eu gosto de fazer quando penso nas noites estreladas do verão. Naquele tempo, quando a noite já estava engolindo o dia, depois de horas de atividades que misturavam o brincar e o aprender, eu sentava próximo ao fogo para ouvir cantigas sonolentas, cantigas que me ensinavam a olhar para as estrelas e desejar morar nelas (...) (...) À nossa frente, o fogo estalava a lenha verdoenga enquanto assava macaxeira, aipim, batata-doce, milho. Esse era o cenário que minha memória me informa ainda hoje.
Daniel Munduruku

Vocabulário
Verdoenga – Tirante a verde, um pouco verde, esverdeada.

QUESTÃO 4
O trecho em que se percebe o envolvimento do narrador com a história que conta é

(A) “Na aldeia, o tempo não é o mesmo da cidade grande.”
(B) “Eu só descobri isso mais tarde, é claro.”
(C) “Naquele tempo, quando a noite já estava engolindo o dia ...”
(D) “À nossa frente, o fogo estalava a lenha verdoenga...”

Texto 5

LISTA DE COMPRAS

Café da manhã

achocolatado
açúcar
adoçante
café (pó)
leite longa vida
manteiga e/ou
margarina
pão
geléia

Almoço e jantar

arroz
feijão
ovos
carnes
macarrão
macarrão instantâneo
legumes
verduras
alho
óleo
vinagre
sal
azeite

Questão 5
A finalidade desta lista é indicar
(A) os produtos necessários para serem comprados no supermercado.
(B) os produtos que constam na dispensa de uma casa.
(C) os gastos excessivos com compras de supermercado.
(D) os artigos que são mais usados na alimentação de uma família.
  
Outros

frutas
catchup
mostarda
maionese

Bebidas

refrigerantes
sucos de frutas

Limpeza

papel toalha
detergente
sabão em pó
sabão em pedra
fósforo
esponjas para
limpeza
sacos de lixo

Texto VI
Caipira indo pra igreja
     Era uma igreja daquelas bem tradicionais, que atraem romeiros de muitas cidades vizinhas. Ela ficava no alto de um morro muito alto e muito íngreme e uma escadaria imensa levava até o topo. Pois bem, dia de festa, o caipira ia subindo a ladeira, degrau por degrau, de joelhos. Nisso ele olha pra cima e vê uma velhinha rolando escada abaixo, quicando e girando feito uma bola. Atrás, vários homens vêm correndo desesperados, tentando alcançá-la e interromper a queda. A velhinha vai rolando bem na direção do caipira e, quando ela está pertinho, ao alcance de seus braços, o capiau dá um pulo de lado, desvia e a velha continua caindo. Quando o primeiro dos homens que tentavam salvar a idosa passa perto do caipira, ele não se contém. Agarra-o pelo colarinho e pergunta gritando:
     _ Por que, infeliz??? Por que você não segurou a velhinha??
     E o caipira, com a cara mais lerda do mundo:
     _ Uai... Sei lá se é promessa!...
Maurício Ricardo Quirino
QUESTÃO 7

No trecho “_ Por que, infeliz??? Por que você não segurou a velhinha??”, o uso dos
pontos de interrogação a cada pergunta reforça a seguinte característica do homem
que salva a velhinha:

(A) pressa.
(B) indignação.
(C) dúvida.
(D) cansaço.

Texto VIII
A Biografia do Técnico do Brasil

Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga, é um treinador e exfutebolista
brasileiro que atuava como volante.
Como jogador, sua maior conquista foi a Copa do Mundo de 1994, disputada nos
Estados Unidos, sendo o capitão da equipe. Como treinador, teve sua nomeação para ser o
técnico do Brasil em 24 de julho de 2006, conquistando até então a Copa América de 2007 e a
Copa das Confederações de 2009.
O apelido Dunga foi dado pelo tio Cláudio, em referência a um dos Sete Anões,
acreditando que Carlos não teria uma estatura maior.
Sempre chamou a atenção pela liderança em campo. Volante duro na marcação, não
hesitava em tentar lançamentos para os companheiros da frente.
Atualmente, como treinador da Seleção Brasileira, ele tem a missão de mexer com o brio
do jogadores e montar novamente um time competitivo e vencedor.
Glossário:
brio - sentimento da própria dignidade.
Adaptadodhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Dunga

QUESTÃO 8
No fragmento, “conquistando até então a Copa América de 2007 (...)”, a expressão
em destaque reforça a ideia de
(A) consequência em relação às suas atitudes de jogador.
(B) contrariedade nas atitudes de treinador.
(C) explicação sobre a sua maior conquista.
(D) tempo em relação à sua função de treinador.


QUESTÃO 9
A biografia de Dunga tem como objetivo principal
(A) contar como lhe foi dado o apelido.
(B) apresentar a trajetória profissional do Dunga.
(C) falar sobre sua missão de treinador na Copa de 2010.
(D) chamar atenção para a sua liderança como jogador.

 Maria Aparecida Rosa Gonçalves - Professores Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!